Menu Filtro

Qual o seu medo?

ㅤㅤㅤDia desses me pediram para escrever sobre fobias: homofobia, transfobia, etc. Pensei cá comigo, na minha condição de hétero, não faço ideia de nem um décimo dos problemas pelos quais meus amigos gays passam devido a todas essas fobias.

“Ocorre Homofobia (ou LGBTfobia) quando alguma pessoa sofre constrangimento, discriminação ou qualquer tipo de violência por ser julgada lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual ou transgênero (L, G, B ou T), não importando se realmente é, ou se o agressor apenas imagina que é.”

FONTE

ㅤㅤㅤEntão não vou escrever sobre os problemas causados pela homofobia ou qualquer outro tipo de fobia relacionada, e sim, tentar buscar de onde vem todo esse medo do que é diferente de nós… Aí sim, sendo hétero é mole, afinal, em grande parte das vezes somos um bando de babacas.

ㅤㅤㅤMinha pesquisa de campo começa na mesa de bar com um bando de amigos machos alpha barbados que cospem grosso… De cara a gente já percebe aquela primeira frase:

“Olha, eu não sou homofóbico, mas…

ㅤㅤㅤ… Não acho bacana aceitar o casamento, não sou obrigado a ver esfregação na rua” (pra esse argumento é muito comum um amigo teu dizer que não aprova a mesma atitude dos héteros, aí tu olha pra cara dele com aquela expressão de: meu ovo, tu é um pervertido de marca maior). Aceitar esses argumentos dos héteros torna-se tão difícil quanto defender a causa gay neste meio machista, até porque, basta tentarmos defender pra galera ficar na dúvida quanto a nossa condição sexual. Não que isso seja um problema, já deixei de me importar há muito tempo. Sou humano, e isso é suficiente para defender qualquer injustiça.

ㅤㅤㅤÉ aí que a conversa séria acaba e dá lugar a piadas babacas: se estiver com camisa do São Paulo perdeu 30% da moral, é gay… Se ta no bar e não falar de futebol? 45%… Ta tocando brega e você alega que prefere barzinho com MPB ao vivo? Vixi, 100%… Boiolão

Ter “bom gosto” é coisa de gay… Vai entender, né?!

ㅤㅤㅤDepois de narrar boa parte da babaquice que se percebe ao tocar no assunto com a maioria dos homens, vamos às conclusões: é importante sabermos que o Brasil ainda contém homofobia. Somos inconvenientes, agredimos e matamos diariamente gays, lésbicas e trans devido somente à sua orientação sexual. Partindo do significado da palavra fobia (medo) e dos argumentos de amigos, deixei de buscar entender o PORQUÊ de terem esse medo do diferente e passei a tentar convence-los do PORQUÊ de não temer.

ㅤㅤㅤGays têm medo de morrer. Héteros, no máximo de serem flertados por uma pessoa do mesmo sexo.

ㅤㅤㅤConversando com alguns amigos gays e perguntando quais seus medos em relação a nós heteros, é comum ouvir sobre esse receio de ser agredido ou até mesmo morto por um preconceito imbecil. Já quando você pergunta ao amigão da mesa de bar qual seu medo em relação ao gay, ele nunca tem medo porque é macho, mas deixa evidente o receio de ser cantado por outra pessoa do mesmo sexo. Temos medo de perdermos privilégios, temos medo do fim da (ARGH…) família tradicional, medo de ver gente se agarrando na rua, mas nada… NADA chega perto do medo da morte. Por que essas nossas pequenas coisas deveriam ser ameaçadoras?

ㅤㅤㅤ”AAAAhhh, daqui a pouco a gente só pode fazer piada de papagaio…”

ㅤㅤㅤOutro medo imbecil é o de não poder mais fazer piadas: “primeiro perdemos o acervo sobre negros, depois o acervo sobre judeus, portugueses, etc… Agora querem nos tirar as piadas da bicha? Daqui a pouco só nos sobrarão as piadas de papagaio.”
ㅤㅤㅤBrother, se você realmente é engraçado, você não precisará fazer piada com as minorias para isso, e se de fato você precisa disso pra se sentir engraçado, desculpa, mas você não é… Para que ta feio

Ah, o amor…

ㅤㅤㅤO amor de forma alguma exclui. Aprendemos desde cedo que ele inclui, e não existe forma maior de exclusão do que esse “eu não sou homofóbico, mas”… Então devemos sim aceitar qualquer política de conscientização e inclusão do tema nas escolas, e talvez o medo da maioria dos héteros a respeito disso é ver que já esta funcionando, é ver como a juventude é bem mais receptiva do que os conservadores; deve ser assustador ver que para a sociedade atual o gay vem cada vez mais sendo aceito e deixando de se tornar uma ameaça, que horrível deve ser perder os privilégios… esse medo da Inclusão LGBT

ㅤㅤㅤO amor só será verdadeiramente inclusivo quando vivermos em uma sociedade que não humilhe meninas com preferência pelo azul, meninos que brincam de bonecas com as amiguinhas, até homens que beijem homens.

Qual o seu medo?

 James Bradberry Authentic Jersey

"Qual o seu medo?"

  1. Pamy Kissianne set 13, 2015 at 22:43

    Mas, e aí, tu já usou a frase “EU NÃO SOU HOMOFÓBICO, MAS…”?

    Responder

    • Mauricio set 13, 2015 at 23:12

      Muitas vezes, até me dar conta de que estava sim sendo homofóbico

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *